Socorro Aventuras: Embarquei no Maior Balanço do Brasil

Socorro

Também fazendo parte do Circuito das Águas Paulistas, Socorro é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na Serra da Mantiqueira, a cerca de 130 km da capital paulista.

 A cidade é conhecida por suas belezas naturais, como cachoeiras, rios, montanhas, matas verdes e também como a capital brasileira do turismo, oferecendo uma ampla variedade de atividades de aventuras.

Os visitantes podem se divertir nas corredeiras do Rio do Peixe, explorar as trilhas de bike ou simplesmente fazer caminhadas e relaxar em meio à natureza, visitar belos mirantes, etc.

Roteiro certo para turma de amigos, casais, famílias com crianças ou animais de estimação e pessoas com mobilidade reduzida, já que a cidade é pet friendly e referência em acessibilidade.

A cidade também possui um rico patrimônio histórico e cultural, com diversos museus, igrejas e monumentos, não deixe de visitar o Cine Orlandi, fundado em 1942.

O centro histórico de Socorro é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

A cidade oferece diversas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, bem como restaurantes, bares, cervejarias, etc.

Alguns dos principais atrativos turísticos de Socorro:

Parques de Aventuras

Há vários parques que oferecem as diversas atrações de aventura e ecoturismo como bóia cross, canoagem, escalada, rafting, rapel, cavalgada, trilhas, trekking, voo livre e tirolesa.  Seguem algumas dicas:

Parque de Aventura Monjolinho, Parque Aui Mauê, Parque Kango Jango Rafting, Rios Aventura, Base 44 Rafting & Aventuras, Mirante Pedra Bela Vista, Pico da Cascavel, entre outros. Os parques oferecem vários pacotes de atrações. (Ref. Fev/2024).

Mirante da Pedra Bela

Um dos mirantes mais belos da região, localizando no topo de uma montanha a 1250 metros de altitude com uma deslumbrante vista panorâmica. Trata-se de uma propriedade particular, numa área de preservação ambiental.

O acesso é bom, por estrada asfaltada. Se quiser ir somente ao final do dia para o ver o por do sol, que por sinal é lindo e muito famoso, vá um pouco mais cedo pois o local fica lotado e não será possível estacionar. Ideal é chegar umas 16h pelo menos.

Fica localizado próximo do centro de Socorro.

Conta com uma excelente infraestrutura com estacionamento, bar com chopp geladinho e restaurante, banheiros e tem até hospedagem em cabanas rústicas.

Finais de semana têm musica ao vivo e o lugar lota durante o por do sol. Há atividades pagas a parte, para todas as idades.

Para os aventureiros: não deixe de ir no rock-view, uma das atrações mais novas do parque inaugurada em 2023, trata-se do maior  balanço do Brasil, construído na beira do abismo, adrenalina pura, vale a pena!

Há rapel de 98 metros, trekking das grutas, stand de tiro, entre outras atividades. Visite o site para maiores informações de cada um desses passeios incríveis: https://pedrabelavista.com.br/

Curta a paz e tranquilidade da vista dos mirantes (são cinco espalhados pelo parque).

Não deixem de experimentar o pan de palo (ou pão de pau), receita peruana especialidade da casa. A massa do pão é enrolada em um cabo de madeira e levado para assar, você mesmo quem assa na fogueira.  Uma experiência única que envolve e diverte. Depois de assado, podem ser colocados vários tipos de recheios entre salgados e doces. É uma delicia!

Entrada paga: valor de R$ 44,00 (fev.2024).

Pico da Cascavel

Outra opção de mirante é o Pico da Cascavel, fica um pouco distante do centro, cerca de 15km e o pico está a  uma altitude de 1200 metros do nível do mar, tendo uma bela visão da Serra da Mantiqueira e também de toda a cidade de Socorro. Não há muita infraestrutura.

O acesso é através de estrada de terra com condições regulares e muitas curvas fechadas. Dá para ir de carro de passeio, mas é preciso tomar cuidado.
Para quem gosta de natureza e não tem pressa, é um lugar para relaxar e contemplar a bela vista inclusive a dica é apreciar o por do sol que também é incrível.

Para quem quer um pouco de adrenalina, é possível fazer uma prática de voo de parapente, se houver clima favorável e bons ventos.

Se fizer uma visita entre outono ou inverno no final de tarde, leve um agasalho pois no local venta bastante. Repelente e óculos de sol são aconselháveis em qualquer tempo.

Normalmente cobram uma taxa de R$ 5,00, se informe sobre os valores quando visitar a cidade, sujeito a alteração.

Mirante do Cristo

Fica bem próximo do centro de Socorro, acesso através de estrada asfaltada e pode se ter uma vista panorâmica da cidade e da região. Tem infraestrutura com estacionamento, banheiros, empório com guloseimas artesanais e cachaças, bem como artesanato, e elevador para chegar ao topo do Cristo.

 A dica é já apreciar a paisagem à medida que se sobe, pois os cenários são muito bonitos e vão mudando quanto mais próxima do destino e sem contar que se o dia estiver ensolarado é ainda mais bonito.

Entrada gratuita

Mirante da Cachoeira Central

Fica aos pés do Rio do Peixe, de onde é possível acompanhar as decidas dos praticantes de rafting e tem acesso gratuito. Fica próxima de alguns dos parques que oferecem o passeio e fica localizado no Caminho Turístico do Rio do Peixe, km 7,5.

Entrada gratuita

Gruta do Anjo

Uma gruta artificial, gerada pela extração mineral iniciada em 1960 e encerrada em 1995, apresenta paredes esculpidas pelas explosões da mineração, proporcionando uma visão cativante. Suas extensas galerias, abertas à visitação, abrigam nascentes e infiltrações de água que deram origem a uma piscina natural. Em certos trechos, essa piscina alcança profundidades de até 4 metros, mantendo uma temperatura constante em torno de 10 graus Celsius, transformando-se em um habitat natural para carpas. Não é permitido mergulhar, mas há passeios de pedalinho para explorar um pouco do local.

Visite o site para conferir os dias e horários de funcionamento bem como preços. No valor da entrada já está incluso o passeio de pedalinho: https://pousadagrutadoanjo.com.br/gruta/

Dicas:

Não necessita de reserva para visitação, mas é aconselhável observar os dias e horários de picos para não ficar em filas aguardando o passeio de pedalinho. Se você se hospedar na Pousada, a entrada na gruta é gratuita. Há também parcerias com os Parques do corredor turístico do Rio do Peixe e é possível obter descontos. Por exemplo, se comprar o passeio para a gruta, a entrada no Parque Kango Jango é gratuita.  Caso tenha ido primeiro ao parque, consegue desconto da gruta. (Ref. Fev/2024). 

Pesqueiros

Há vários pesqueiros na cidade de Socorro. Não deixe de visitar um deles, pois além da prática da pesca esportiva, relaxe em meio à natureza e tenha uma boa experiência gastronômica.

Algumas dicas de pesqueiros. (Ref. Fev. 2024): Pesqueiro Nenê Oliani, Pesqueiro dos Pereiras, Pesqueiro Solar das Águas, Pesqueiro Vicente Ferreira, Pesqueiro Dona  Bete, Pesqueiro Água da Mina, Pesqueiro Esmeralda e Pesqueiro da Rose.

Cine Cavalieri Orlandi

Fundado em 1942, foi o primeiro prédio de Socorro projetado para cinema. O Cine Orlandi é uma joia histórica e clássica, combinada com tecnologia de ponta para os amantes do cinema!

Localizado em uma encantadora construção, este cinema de rua é uma raridade no Brasil. Equipado com sistemas de som e imagem de alta tecnologia, além de uma bomboniere repleta de delícias para saborear durante o filme! A pipoca é o destaque mais clássico, irresistivelmente saborosa e crocante, daquelas que só se encontra no cinema.

Maria Fumaça 208

Viaje no tempo pela história de Socorro ao visitar a Maria Fumaça que circulou pela região até os anos 60.

Instalada pela Companhia Mogiana, tinha a função de escoar o todo café produzido na região. Em exposição em uma mini-estação, sobre trilhos para maior autenticidade, você terá acesso às locomotivas e vagões. Feita inteiramente de madeira, é um cenário perfeito para fotos.

Esta é uma oportunidade de mergulhar no passado, na história e nas diferenças econômicas presentes, assim como nas condições de trabalho precárias enfrentadas pela classe trabalhadora, incluindo o maquinista e seus ajudantes lidando com ferramentas pesadas para colocar a máquina em funcionamento.

Se você é um entusiasta de história e trens, esta é uma visita imperdível.

Localizada na Estrada da Pompéia, em frente ao Balneário. Entrada gratuita.

Compras

A cidade de Socorro também é conhecida como Circuito das Compras, sendo assim, é possível encontrar uma grande variedade de estabelecimentos como: cachaçarias, empórios, cervejarias, produtos artesanais e shoppings de roupas entre eles, Shopping Moda da Fábrica e Feira Permanente de Malhas, espaço com mais de 50 lojas que oferece infraestrutura completa, uma ampla seleção de malhas com fios exclusivos, em cores e cortes modernos, abrangendo moda masculina e feminina para todas as idades, desde bebês até adultos.

Além das malhas, você encontrará uma variedade de opções gastronômicas, incluindo sorveteria, cafeteria, restaurante e lanchonete.

Visite as Cervejarias:

Quinta do Malte: cervejaria artesanal com grande variedade de cervejas e Chopp de vinho, muito saborosas por sinal. Vale a pena uma passada rápida para degustação e levar uma cerveja para casa, pois oferecem vários kits.

Loja Premiun Ecobier: Com grande variedade de cervejas, sendo possível fazer uma degustação de chopps refrescantes: Pilsen, Escuro, Puro Malte e de Vinho. Uma excelente oportunidade pra você levar alguns presentinhos também.

Centro Histórico e Praça Matriz

O espaço que preserva a riqueza histórica e cultural de Socorro abriga importantes monumentos que convidam à descoberta, como a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, adornada com preciosas obras de arte sacra. Além disso, destaca-se o charmoso Coreto da Praça da Matriz, o imponente Casarão Alcindo de Oliveira Santo, o majestoso Palácio das Águas e o enriquecedor Museu Municipal. O Centro Histórico também oferece uma animada vida noturna, com diversos bares e restaurantes que garantem momentos aconchegantes e memoráveis.

Na Praça da matriz está localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro concluída em 1924. No interior encontram-se obras do artista Mário Tomazzo de São Paulo.

 Possui um sino de 250 kg com nome de Sagrado Coração de Jesus e um de 180 kg, cujo nome é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Como chegar a Socorro

Carro: Partindo da capital, pela Fernão Dias, após seguir pela BR-146/BR -381, pegar a saída em direção a Bragança Paulista/Socorro. A viagem leva em media 2h.

Ônibus: O ponto de partida é na Rodoviário Tietê (SP). A viagem leva em média 2h e 35 minutos.

Melhor época para ir a Socorro

Se pretende visitar as cachoeiras e fazer rafting, a melhor época é entre Dezembro a Abril. Por conta das chuvas de verão os rios estão mais cheios e mais caudalosos. A emoção é garantida.

Para quem gosta de curtir o frio do inverno, mas quer fugir do agito intenso das cidades “mais points” nessa época, Socorro lhe proporcionará uma boa curtição no mês de Julho.

Dezembro também é um mês que vale muito a pena visitar a cidade de Socorro por conta do evento Socorro Luzes de Natal, criado em 2013. A cidade fica toda enfeitada com milhares de luzes e decorações espalhadas por toda a parte. Há ainda uma extensa programação cultural na cidade.

Quantos dias ficar em Socorro

Para poder conhecer a cidade e curtir as aventuras, o ideal é permanecer na cidade por 3 a 4 dias.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *